Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Vacinação contra gripe prossegue até 9 de junho em Viçosa

Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até o próximo dia 9 para fazê-lo. A campanha, prevista para encerrar-se na sexta-feira passada, foi prorrogada por não ter atingido o índice de cobertura de 90% da população alvo, que é considerado ideal para garantir a imunização contra o vírus causador da doença.
Em Viçosa a vacinação continuará sendo realizada na Policlínica (Rua José da Cruz Reis, 105, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas.
Os números do mais recente balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que até a última sexta-feira, 26, Viçosa havia vacinado 87% do público prioritário. Como resultado satisfatório de cobertura vacinal, o município segue a meta de também vacinar pelo menos 90% das 16 mil pessoas que fazem parte do público alvo, que inclui idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros grupos.
O balanço das Secretaria de Saúde também revelou que a menor porcentagem de alcance da campanha em Viçosa estava até então no grupo das crianças de 2 anos a menores que 5 anos, com cobertura de 60%. Já entre as crianças de 6 meses a menores que 2 anos, a porcentagem foi de 74%. Para Luciane Asevedo, coordenadora de imunizações e campanhas da Prefeitura Municipal, "Viçosa acompanha os dados verificados em âmbito nacional, onde observa-se uma menor procura da vacina no grupo das crianças”.
O Ministério da Saúde atesta que a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. O órgão cita estudos que demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883