Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Sovipa fala sobre controle populacional de animais de ruas

Em nota encaminhada à redação do jornal Folha da Mata, nesta segunda-feira, 7, a Sovipa (Sociedade Viçosense Protetora dos Animais), questionou alguns pontos da matéria veiculada na edição do dia 3 de maio último, cujo tema foi o controle populacional de animais de ruas.
O primeiro item destacado pela entidade foi em relação ao castra-móvel, que segundo ela não está abandonado como citado pelo jornal. A direção da Sovipa afirma que, de acordo com uma voluntária, a UFV mantém um programa de castração gratuita em quatro PSFs (Programa Saúde da Família de Viçosa), contribuindo para o controle populacional e de zoonoses, em um trabalho em parceria com a Prefeitura.
A nota destaca que “o centro cirúrgico móvel, também chamado de castra-móvel, encontra-se estacionado na garagem cedida gentilmente pela AMMAN, onde é utilizado nos mutirões”. Mas, o fato é que a reportagem do Folha da Mata esteve no local e encontrou um “trailer” fechado, empoeirado, com mato crescendo em baixo e com os pneus vazios numa clara mostra de que há muito tempo não era tirado dali.
Apesar disso, a entidade protetora dos animais afirma que as castrações estão sendo realizadas mensalmente por uma equipe voluntária de médicos veterinários e que no período de abril de 2017 a abril de 2018, foram castrados cerca de 250 animais. “Portanto, a afirmação de que as ações da Sovipa ocorrem de forma tímida, são extremamente injustas”. Para essa empreitada a Sovipa destacou o trabalho voluntário dos veterinários, Jânio Gomes de Castro, Mayra Fonseca Zerlotini e Laura Elisa Teixeira Andrade que realizam mutirão mensal de castração. Ressalta também as parcerias com Clínicas particulares que em muito colaboram para o controle populacional.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883