Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Saae vê na terceirização, única solução para coleta e destinação do lixo em Viçosa

Baseado em estudos técnicos realizados pelo Saae de Viçosa (Serviço Autônomo de água e Esgoto), está em andamento a elaboração de um novo modelo de coleta, tratamento e destino dos resíduos sólidos de Viçosa.
Segundo o diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos de Viçosa, Reinaldo Dantas Andrade, e o diretor geral do Saae, Romeu Souza da Paixão, a terceirização da coleta de resíduos orgânicos, em fase de elaboração do edital de licitação, é parte desse novo modelo, que inclui entre outras vantagens, a ampliação do Aterro Sanitário de Viçosa e a construção em suas dependências de uma Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) para destinação correta dos materiais reaproveitáveis e recicláveis.
Uma empresa especializada para elaborar os projetos executivos da ampliação do Aterro Sanitário e para a construção da Unidade de Triagem e Compostagem já foi contratada, via processo de licitação.
De acordo com os dirigentes, o novo modelo promoverá mudanças na coleta, tratamento e destino dos resíduos sólidos, sendo a terceirização da coleta de resíduos orgânicos apenas uma parte desse processo e não uma solução para o problema.
Eles disseram que constam, também, do novo modelo, a coleta do lixo orgânico, a coleta do lixo reciclável separado pela população (inorgânico), o reaproveitamento dos materiais recicláveis, a reestruturação da forma, dias e horários de coleta, a atualização da legislação municipal que trata do assunto e a deflagração de campanhas de conscientização do compartilhamento das responsabilidades entre o Saae e usuário do serviço.
Mas os representantes do Saae alertam que nenhuma medida que se tome para melhorar a coleta do lixo na cidade terá sucesso se não houver uma conscientização das pessoas em relação responsabilidades sobre educação e respeito aos horários e forma de coleta estabelecidos. E afirmam: “a responsabilidade é de todos e não somente do ente público”.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883