Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Ponte do Laranjal tem término previsto para setembro

A ponte em construção sobre o ribeirão São Bartolomeu, entre os bairros São José (Laranjal) e Cidade Nova, deverá ficar pronta em setembro. A previsão é do engenheiro civil Diogo Rezende, da PMV, responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra.
Segundo matéria divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, o engenheiro informou que as etapas dos serviços estão fluindo dentro dos prazos estabelecidos no cronograma do contrato e, se não houver nenhum contratempo, a empreiteira Pegasus Engenharia Ltda. entregará a obra antes no prazo contratual previsto, que expira no mês de outubro.
Detalhando o andamento de algumas etapas da obra, o engenheiro disse que a concretagem da parte posterior do segundo e último pegão da estrutura da ponte está prevista para os próximos dias. Após o término das estruturas de sustentação, serão feitos gabiões de segurança de concreto armado nas bases dos dois pegões e, a seguir, a construção da laje, de 28,80m de extensão, com um vão de 15,60m de cumprimento e 5m de largura. Consta ainda no projeto, a construção do balanço nas extremidades em estrutura de concreto, incluindo alas de contenção das cabeceiras.

Reivindicação antiga
A ponte é uma reivindicação antiga da comunidade do Laranjal e entorno, valendo lembrar que a ponte que ali existia foi destruída pela enchente causada pelas fortes chuvas ocorridas no ano de 2012. Após o ocorrido, moradores instalaram ali uma ponte para pedestre (pinguela) de madeira, que serve de passagem até hoje. Essa pinguela possui uma largura muito pequena e uma estrutura frágil, pondo em risco os pedestres que por ali trafegam.
A construção da ponte beneficiará diretamente a população do Laranjal e a de bairros circunvizinhos, como o Amoras (Arduíno Bolivar), Cidade Nova e Barrinha. De acordo com o engenheiro, o obra possui características duradouras, garantindo maior segurança com relação a futuras ações naturais e, ainda, facilitará o acesso da população às unidades básicas de saúde, escolas e creches.
A obra é construída com recursos provenientes do Ministério da Cidades por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB) e contrapartida da Prefeitura Municipal de Viçosa. O investimento totaliza R$ 508 mil.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883