Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
MG tem mais de 300 casos suspeitos de sarampo

O boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) na quarta-feira da semana passada, 3, aponta que 339 casos suspeitos de sarampo foram notificados em Minas Gerais. Desse total, 269 foram descartados em exame laboratorial e 70 ainda se encontram em processo de investigação, aguardando o resultado de pesquisa das amostras pela Funed (Fundação Ezequiel Dias). Viçosa teve um caso suspeito, que já foi descartado.
Das análises realizadas, até o momento, 10 casos suspeitos apresentaram amostras soropositivas/reagentes para anticorpos IgM em primeira coleta oportuna, pertencentes aos municípios de Belo Horizonte (1 caso), Fronteira dos Vales (1 caso), Ibirité (1 caso), Ipuiuna (1 caso), Limeira do Oeste (1 caso), Nova Lima (1 caso), Passa Quatro (1 caso), Ribeirão das Neves (1 caso), Santa Luzia (1 caso) e Umburatiba (1 caso). Contudo, segundo o boletim, é necessária uma segunda amostra soropositiva para a confirmação da doença, além da avaliação de outros parâmetros laboratoriais como análise do aumento da titulação de anticorpos IgG e pesquisa de outros diagnósticos diferenciais.
As amostras em suspeita - após segunda coleta - são encaminhadas à Fiocruz/RJ (Fundação Oswaldo Cruz), que re-testa as análises sorológicas e realiza biologia molecular com o objetivo de detecção viral. Das amostras, duas já estão na Fiocruz (Nova Lima e Passa Quatro), e as demais estavam programadas para envio ainda na semana passada, segundo a SES-MG.

VIÇOSA
O boletim da SES apresenta um caso em investigação em Viçosa. Mas, segundo a Direcom (Diretoria de Comunicação) da Prefeitura de Viçosa, o caso já está descartado desde o dia 31 de agosto.
De acordo com a Direcom, um menino de 10 anos deu entrada em um dos hospitais da cidade com alguns sintomas que, inicialmente, o corpo clínico do hospital diagnosticou como suspeita de sarampo. Assim, o hospital notificou a suspeita à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município, que por sua vez alertou a SES-MG via sistema. A Direcom informou que esse protocolo de notificação é regra e por isso Viçosa aparece no boletim.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883