Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Hemominas investe no Doador do Futuro

Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a necessidade da doação voluntária de sangue, a Fundação Hemominas mantém o Programa Doador do Futuro, que busca preparar novas gerações de doadores de sangue.
As ações acontecem em conjunto com escolas municipais e estaduais, na capital e no interior de Minas Gerais.
O programa “Doador do Futuro” comemora, em 2017, 30 anos de atividades visando preparar crianças e jovens para se tornarem doadores consciente e responsável, além de torná-los multiplicadores dessa ação voluntária em prol do socorro à vida.
O programa teve início em 1987, durante o XI Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematologia, realizado em Belo Horizonte. A primeira experiência foi com crianças matriculadas no ensino fundamental de uma escola particular da capital mineira.
Segundo Luciana Marinho, gerente Administrativo do Hemonúcleo de Ponte Nova, para o ano que vem está programado que as escolas estaduais e municipais de Viçosa entrem no programa, que hoje só acontece somente nas cidades sedes das regionais do Hemominas.
Crianças e jovens das cidades incluídas no Programa participam de atividades como palestras, seminários e gincanas com brincadeiras interativas. Noutra frente, o “hemotur” promove visitas guiadas às Hemominas, oportunidade em que a garotada aprende sobre doação, coleta de sangue, destinação dos materiais coletadas e outras questões do Programa em que tenham dúvidas. “É um projeto muito extenso, com mais de 320 mil estudantes do ensino médio atendidos para promover a cultura da doação de sangue no dia o dia dos jovens”, explica Viviane Guerra, assessora da Gerência de Captação da Fundação Hemominas.
A Fundação possui 24 unidades no estado de Minas Gerais e, destas, 20 realizam coleta de sangue de doadores. O Hemonúcleo de Ponte Nova atende 31 municípios da região, onde fornece componentes de sangue a 11 hospitais conveniados.

Em Viçosa
Os hospitais São João Batista e São Sebastião, de Viçosa, encaminham mensalmente uma média de 70 candidatos a doadores de sangue ao banco de coleta da Hemominas regional em Ponte Nova. A Fundação mantém também uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa, onde realizam semestralmente coleta externa para atender a demanda dos alunos e da população de Viçosa. Cada coleta gera em média 200 doações. Mesmo assim, há dados que mostram o estoque de sangue do Hemoninas fica em déficit de 120 bolsas/mês em relação a Viçosa, sendo necessário recorrer a doações de outros locais com menos demanda de consumo.
Segundo Luciana Marinho, gerente Administrativo do Hemonúcleo de Ponte Nova, as doações são sempre bem-vindas, mas em vésperas de férias, feriados prolongados, os estoques diminuem consideravelmente. “Tempo de frio extremo, as chuvas intensas também reduzem o comparecimento de doadores”, ressalta.

Aplicativo
O Governo de Minas lançou no mês de agosto um aplicativo desenvolvido para smartphones, para agilizar o agendamento para doação de sangue. Segundo a gerente administrativa Luciana Marinho, “o aplicativo veio para facilitar a doação, porque muitas vezes o telefone está ocupado e as pessoas desistem de tentar novamente”.
De acordo com Luciana, no inverno as pessoas estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses. “Com o sistema imunológico enfraquecido, a tendência é de que o número de doadores de sangue que comparecem aos hemocentros diminua.” Completa.
O Hemominas tem capacidade de receber até 400 doações de sangue por dia e os interessados, precisam ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg.

Como acessar
Para acessar a nova função, entre no aplicativo MG App e, em seguida, acesse o menu no canto superior esquerdo (três listras horizontais). A seguir, marque a opção "Agendamento de Serviços" e, então, pressione "Agendar Serviços". Na nova lista de opções, procure por "Doação de sangue" e selecione. O próximo passo é definir o município, no caso da nossa região em Ponte Nova, clicar em "avançar" e, por fim, definir o melhor dia e horário para o agendamento na unidade escolhida.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883