Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Febre Amarela volta a preocupar

O reaparecimento de casos, suspeitos e confirmados, de febre amarela em Minas Gerais nos últimos dias acendeu o alerta das autoridades de saúde do governo estadual para o perigo de um surto da doença e também faz as secretarias municipais de saúde em todo o estado voltarem a pensar nas campanhas preventivas, que incluem o combate ao mosquito transmissor do vírus da doença, o Aedes aegypti e, a principal delas, a procura dos postos de saúde para a vacinação que impede que o indivíduo contraia a febre.
No município de Viçosa não há caso registrados de febre amarela, mas as autoridades do setor de imunização da Prefeitura alertam àqueles que ainda não tomara a vacina, para que procurem o posto de saúde mais próximo de sua área residencial para imunização.
Segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas contra a febre amarela estão disponíveis nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF ) de Cachoeirinha (terças e quintas, de 8h as 10h30 e de 13h as 16 horas); Nova Viçosa e Posses (terças e quintas, de 8h as 10h30 e de 13h às 14h30); São José do Triunfo (terças e quintas, de 8h as 10h30 e de 13h às 16 horas); São José (Laranjal)/Barrinha/ Cidade Nova (terças e quintas, de 8h as 10h30 e de 13h as 15 horas); Bom Jesus II (segunda-feira de 8h as 10h30 e de 13h as 15 horas); e Nova Era (quinta-feira, de 8h as 10h30 e de 13h as 15 horas).
Já Sala de Vacina da Policlínica atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas; e a Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), das 13h30 às 16h30 horas.

Uma vítima na região
Vale lembrar que na região de Viçosa foi registrado, em maio de 2017, um caso de febre amarela. A vítima foi uma adolescente de 17 anos da cidade de Canaã, moradora da comunidade rural do Suspiro, que morreu durante sua internação no Hospital São João Batista, em Viçosa.
Na época a informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Canaã e, de acordo com a então secretária Danúbia Izaura de Lima, esse foi o primeiro caso de morte por febre amarela no município. A garota não tinha sido vacinada contra a doença.
A Secretaria de Saúde de Canaã informou que a vacinação contra a febre amarela na cidade vem ocorrendo normalmente e que quase 100% da população estava imunizada.

Imunização
Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, a população alvo a ser vacinada contra febre amarela são as crianças a partir dos nove meses e adultos até os 59 anos de idade. A meta ideal para evitar o avanço da doença é que pelo menos 95% da população seja vacinada. Atualmente, segundo dados da SES-MG, a cobertura vacinal acumulada de febre amarela no Estado de Minas Gerais está em torno de 81%. Ainda há uma estimativa de 3.614.670 não vacinados, especialmente na faixa-etária de 15 a 59 anos, que também foi a mais acometida pela epidemia de febre amarela silvestre ocorrida em 2017. A SES-MG revela que Minas Gerais ainda apresenta 24 regionais de saúde com cobertura vacinal menor que 95%.
Em nota a Secretaria de Estado de Saúde recomenda a vacinação de rotina, conforme o Calendário Básico de Vacinação, avaliando a Caderneta de Vacinação e administrando as doses de acordo com a situação vacinal de cada pessoa. Toda pessoa acima de 9 meses de vida, que mora ou vai viajar por Minas Gerais, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se vacinar contra a febre amarela. A vacina é gratuita e oferecida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dados divulgados pela SES-MG mostram que, desde julho de 2017, em 122 municípios mineiros macacos foram encontrados mortos em matas. Em 16 dos casos, a febre amarela foi confirmada como a causa dos óbitos.
No ano passado, os estados de Minas Gerais e Espirito Santo se destacaram, negativamente, no surto da doença, com Minas Gerais respondendo pela maioria dos óbitos nacionais. Foram 162 mortes e 475 pacientes em Minas, e outros 94 óbitos em terras capixabas, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883