Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Evento discute saúde mental e vida universitária na UFV

O projeto “Em Rede”, juntamente com o projeto de extensão “Núcleo (IN)forma” está realizando na UFV o evento “Na Balança: Saúde Mental e Vida Universitária”. A programação consta de palestra e uma série de oficinas com profissionais da área.

O objetivo é discutir o crescente número de casos relacionados a problemas psicológicos constatados na Universidade. Nesse sentido, os organizadores do evento propõem discutir maneiras como balancear a vida universitária e a saúde mental no meio acadêmico, como forma de ajudar os alunos a lidar as pressões sofridas na graduação, e encontrar uma maneira de enfrentar esses problemas.

O evento acontecerá de 11 a 14 de junho e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do link: bit.ly/Informa-SaudeMental até esta sexta-feira, 8.

Confira a programação

Dia 11 de Junho

12:30h às 13:45h: Palestra de Abertura: A importância do acompanhamento psicológico. A palestra visa desmistificar a necessidade do cuidado com a saúde mental diante da grande cultura de preconceito relacionada ao acompanhamento psicológico. Ministrantes: Yasmin Martins e Valéria Sampaio.

18:30h às 20:30h: Como os problemas de pressão psicológica interferem no nosso corpo, no PVA 209. A oficina tem por objetivo a relação da psicanálise e psicossomática, ou seja, a relação de causa/efeito de como as questões psicológicas refletem no nosso corpo, bem como a apresentação de exemplos reais na compreensão do ser humano. Ministrante: Valéria Sampaio.

Dia 12 de Junho

12:30h às 13:45h: Como balancear o bom rendimento acadêmico com a saúde psicológica, no PVA 223. Esta oficina visa responder questões como “Como manter o equilíbrio?”, “Até quando lutar por coeficientes é saudável?” e “Como se manter motivado?”. Ministrante: Pedro Baratti - Divisão psicossocial da UFV.

Dia 13 de Junho

18:30h às 20:30h: O sentimento de incapacidade e autocobrança, no PVA 209. Durante toda a vida escutamos frases de efeito do tipo: “você tem que dar conta”, “se fulano fez, você também faz”, “você tem que ser forte”. E, com o passar do tempo, acabamos acreditando e nos acostumando à elas, muito mais do que deveríamos. A questão principal é que essa “adaptação inadequada” faz com que muitas pessoas criem mecanismos de defesa emocionais que podem gerar grandes desconfortos e resistências, afetando a forma como pensam, sentem e agem. Os sentimentos de incapacidade e auto cobrança no contexto universitário surgem a partir de premissas como essas, e para que não influenciem no dia a dia das pessoas é necessário conhecê-los e buscar maneira de lidar com eles, e este é o principal objetivo dessa oficina. Ministrante: Yasmin Souza Martins.

Dia 14 de Junho

12:30h às 13:45h: Como se sentir realizado na graduação, no PVA 209. Embora não seja ministrada por psicólogos, a oficina visa mostrar o que uma pessoa normal pode fazer pelas outras, apresentando dicas de como ter uma vida acadêmica saudável e ainda achar tempo para descobrir e fazer o que você realmente gosta. Ministrantes: Guilherme Gabriel e Thaynara Mendonça.

18:30h às 20:30h: É possível ter depressão e ser feliz?, No PVA 223, A oficina visa trabalhar sobre o conceito de felicidade na contemporaneidade e o que é depressão; seus sintomas, causas, como isso se insere no contexto universitário e quais são os sinais que as pessoas apresentam que podem ser um risco para tentativas de suicídio. Ao final serão ministradas técnicas para trabalhar a comunicação sobre o assunto, como pedir ajuda e o que fazer nessas situações. Ministrantes: Luísa Mijolary e Stefany Rodrigues.

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883