Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
ETA II Violeira já trata mais quantidade de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae) realizou no domingo, 4, a terceira e última interrupção programada da estação de tratamento de água da Violeira (ETA II), para interligação das novas unidades às reformadas. A proposta da interligação foi elevar 130 para 165 litros por segundo a capacidade de fornecimento de água tratada daquela estação de tratamento à população da cidade.
Romeu Souza da Paixão, Diretor Presidente da autarquia, disse que a interligação da estrutura reformada com as novas tornará o sistema mais eficiente, propiciando diminuição de custos no tratamento e captação e aumentando a quantidade e qualidade da água ofertada à população usuária.
Durante visita e apresentação da nova estrutura, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, disse que a obra de ampliação da ETA II reescreverá a história de Viçosa, sempre tão dependente da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. “Gradativamente esperamos diminuir a captação de água no Ribeirão São Bartolomeu, visando melhorar a capacidade de recuperação daquela Bacia.”, afirmou. Ainda segundo Ângelo, “fechou-se um ciclo”, se referindo ao ano de 2015, quando conseguiu a autorização para o aumento da outorga de captação da Bacia do Turvo Sujo, de 100 para 250 litros por segundo e o início das obras de ampliação e reforma da ETA II – Violeira em julho de 2016. “Esta obra oferece segurança hídrica à população” finalizou.
Com o início do funcionamento das duas adutoras, o sistema funcionará com captação de carga dividida, possibilitando o uso da rede de 150 KVA existente, eliminando o funcionamento diário do gerador movido à diesel de 500 KVA, gerando economia à Autarquia.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883