Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Escola no Paraíso participa de programa do Governo

A Escola Municipal Almiro Paraíso, localizada na comunidade rural do Paraíso, em Viçosa, está integrando o “Programa Novo Mais Educação”, do Governo Federal, que entre outras vantagens permite a permanência dos alunos na escola durante todo o dia. Eles têm aulas normais na parte da manhã e reforço escolar mais atividades recreativas na parte da tarde.
O cadastro no Ministério da Educação (MEC) foi feito em 2016 e já em janeiro desse ano o órgão aprovou a inscrição da E. M. Almiro Paraíso, solicitando à direção da escola a abertura de conta bancária para repasse de recursos, mas como ninguém vive somente de boas notícias, a escola vem sofrendo sistemáticas tentativas de encerramento de suas atividades por parte da Prefeitura Municipal. Nesse ano a Secretaria de Municipal de Educação encerrou as atividades de três turmas, transferindo 22 alunos para escolas do meio urbano, como justificativa ao número baixo de alunos matriculados.
A Escola Municipal Almiro Paraíso existe há 56 anos e seu nome é uma homenagem a Almiro de Freitas Fialho, morador antigo e muito querido por todos da comunidade.
A escola possui 49 alunos, na faixa de dois aos 10 anos, e oferece ensino de Educação Infantil (Creche e Pré-Escolar) e Fundamental (3º e 5º anos).

O programa - O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE 05/16, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.
Este ano, o Programa está sendo implantado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. O Programa tem por finalidade contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
O Programa Novo Mais Educação é oferecido através de uma articulação institucional e cooperação com as Secretarias Estaduais, Distrital e Municipais de Educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação - MEC.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883