Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Dose extra contra HPV será dia 2, em Viçosa

Homens e mulheres com idade entre 15 e 26 anos poderão receber a vacina contra o vírus da HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi aprovada na última quinta-feira, 17, em Brasília, durante a reunião da Comissão de Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, estados e municípios.
A iniciativa serve para evitar um possível desperdício da vacina que está com o prazo de validade vencendo e se estende aos municípios com estoque de vacinas nessa situação. Com o estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina contra o HPV retome o calendário normal, sendo administrada apenas nas pessoas do público-alvo (9 a 15 anos).
A orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação para a faixa etária de 15 a 26 anos seja de três doses, com intervalo de dois e seis meses a partir da data da primeira. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. A recomendação é que os municípios utilizem as vacinas com prazo de validade a expirar nesse público, enquanto durar o estoques.

Em Viçosa
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, a cidade recebeu um lote na semana passada de aproximadamente 1.700 doses da vacina HPV, com vencimento em 4 de setembro, que serão ministradas, primeiramente em meninos, enquadrados na campanha neste ano (entre 11 e 15 anos incompletos) e meninas (faixa etária de 09 a 15 anos incompletos). Serão feitas campanhas nas escolas, com encaminhamento de folhetos para os pais e palestras para conscientização.
Para homens e mulheres na faixa etária de 15 a 26 anos, o Policlínica fará trabalho especial, disponibilizando as vacinas no dia 02 de setembro. A sala de vacinas é situada na rua José da Cruz Reis, 105, Centro, e está aberta de 8 às 16 horas.
Segundo Luciane Moreira, coordenadora do Setor de Imunizações e Campanhas da Policlínica Municipal, para os que não tomaram a vacina, é obrigatória a apresentação do cartão de vacina, CPF ou cartão SUS. “Estamos correndo contra o tempo para que todos os enquadrados na campanha aproveitem, porque no particular, cada vacina custa 600 reais”, disse.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883