Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Donos de vans escolares vão desembolsar R$ 600 por ano com nova portaria do Detran

A Portaria nº 1.458/18 da Polícia Civil, publicada no diário oficial do estado no último dia 29 e que transfere para o Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) a responsabilidade pelo registro de condutores, acompanhantes e pela autorização de veículos do transporte escolar, deve aumentar o preço do serviço. A previsão é do Sintesc (Sindicato dos Transportadores de Escolares) e se baseia nos custos para realizar a inspeção veicular semestralmente, conforme define a portaria.
De acordo com a portaria, a inspeção será realizada em ITL (Instituições Técnicas Licenciadas) ou ETP (Entidades Técnicas Paraestatais). A reportagem do Jornal Folha da Mata entrou em contato com a ITL mais próxima a Viçosa, localizada na cidade de Visconde do Rio Branco, para entender o que será feito e quanto custará o serviço.
Segundo o diretor da empresa, Sandro Eler, atualmente o preço da inspeção é de R$ 300,00 e deve ser realizada em aproximadamente 50 minutos por veículo. “Para esse tipo de inspeção, obrigatoriamente tem que ter uma base se inspeção, que são as ITL, onde são analisados todos os itens de segurança do veiculo, como sistema de freios, sistema de suspensão, sistema de direção, sistema de sinalização e iluminação, pneus, itens obrigatórios e itens específicos dos veículos destinados ao transporte escolar, tipo: faixas refletivas, faixa com o dístico de escolar, luzes delimitadoras de teto, certificado de Cronotacógrafo, cintos de segurança iguais aos de lotação, abertura de janelas, câmeras de monitoramento dianteira e traseira, etc”, explica.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883