Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Convênio PMV/UFV beneficiará produtores de leite

Oferecer aos produtores de leite do município acesso a técnicas modernas de gerenciamento de suas propriedades, é o objetivo do convênio assinado pelo prefeito Ângelo Chequer e a reitora Nilda de Fátima, nesta terça-feira, 3 de julho, em que a Prefeitura de Viçosa passa a contar com apoio do Programa Família do Leite, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir do segundo semestre de 2018. O custeio do Programa será bancado ela Prefeitura, através da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, chegando o investimento à casa dos 67 mil reais por ano, com recursos próprios da Prefeitura.
Além do prefeito Ângelo Chequer e da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, participaram da cerimônia de assinatura do convênio o deputado estadual Roberto Andrade (PSB), o superintendente de Gestão Pública e Governança de Viçosa, Luciano Piovesan Leme; o secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Viçosa, Marcos Roberto Fialho, vereador Arlindo Carneiro (Montanha), o chefe do Departamento de Zootecnia da UFV, professor Marcos Marcondes e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Catarina Rodrigues.

Família do Leite
O Programa Família do Leite é desenvolvido pelo Departamento de Zootecnia da UFV com o objetivo de treinar estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária e zootecnia na bovinocultura leiteira. A execução desse Programa consiste em visitas acompanhadas de professores, em que alunos da graduação e pós graduação oferecem assistência veterinária, zootécnica, agronômica e econômica aos produtores a fim de melhorar a produção, a produtividade e a qualidade do leite e também a gestão financeira da produção.
As atividades de assistência nas propriedades duram aproximadamente um ano. Antes, os alunos recebem um treinamento teórico-prático na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gado de Leite (UEPE-GL). Em seguida, cumprem um calendário de visitas quinzenais às fazendas leiteiras dos produtores cadastrados no Programa, para aplicar o aprendizado adquirido na UEPE-GL.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883