Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Comunidade debate terceirização da coleta do lixo

A terceirização da coleta e do transporte de resíduos sólidos, proposta pela Prefeitura de Viçosa, através de uma concorrência pública, marcada para o próximo dia 10 de maio, continua sendo debatida na Câmara Municipal.
Na reunião desta terça-feira, 24, aproveitando para falar sobre a 2ª Caminhada pela Coleta Seletiva no Bairro Inácio Martins, programada para acontecer no próximo dia 5, o líder comunitário Joel de Souza conclamou os vereadores a se unirem pela suspensão do edital, preocupado com a terceirização dos serviços que, segundo ele, poderá onerar, ainda mais, o contribuinte viçosense.
Os vereadores voltaram a falar sobre o assunto e lembraram que na semana passada já havia sido aprovada uma Indicação pedindo a suspensão do certame para esclarecimentos sobre o que, de fato, propõe o edital. A preocupação é quanto a destinação dos resíduos recicláveis que hoje são geradores de renda para as famílias dos catadores que atuam na cidade.
De acordo com informações obtidas no Saae de Viçosa (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a proposta de terceirizar a coleta e o transporte dos resíduos sólidos não apresenta nenhuma possibilidade de aumento de taxas a serem cobradas de qualquer cidadão viçosense.
Ela engloba apenas a coleta e o transporte do lixo úmido, formado por materiais orgânicos e não recicláveis, como por exemplo cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida e que representa, em média, 50% de todo o resíduo urbano gerado.
Já o lixo seco, aquele que pode ser reciclado como papelão, garrafas de refrigerantes, água mineral, sacolas plásticas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plástico, copinhos de iogurte ou coalhada, continuará sendo coletado pelo Saae e encaminhado à Usina de Reciclagem sem prejudicar o trabalho desenvolvido, atualmente, pelo pessoal da Acat (Associação dos Catadores de Viçosa).

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883