Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Co-fundadora da Escola da Ponte/Portugal em Viçosa

“Criar uma cultura projetual dentro de uma estrutura fortemente programadora tem sido o maior estimulo. Mas, a partir do quê poderemos tecer esses caminhos? Como sair de práticas de educação alicerçadas na necessidade de criar situações específicas para trabalhar sequências didáticas para a abertura à escuta da criança, nas suas diferentes linguagens? Bastará lermos alguns livros sobre Reggio Emília, visitar algumas escolas no exterior com esse paradigma de trabalho? Como sair desse lugar do sonho longínquo para passar a integrar esses saberes na ação? Como me posicionar para não desestruturar profissionais que sonhavam por mudanças, mas que encontravam obstáculos, mais internos do que externos, para executá-las?” Escreveu Maria de Fátima Pacheco por ocasião de uma das consultorias que ela tem dado a uma escola em Londrina/PR.
Dessa mesma forma e com as mesmas questões, Fatinha Pacheco, como gosta de ser chamada, esteve na Associação Assistencial Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa – APOV entre os dias 29/05 a 02/06. Juntos, refletiram sobre todo o trabalho educativo que a APOV tem desenvolvido na instituição, sempre no intuito de enxergar as crianças, adolescentes e suas famílias, como “um ser humano único e irrepetível, em permanente desenvolvimento, devendo ser valorizada a construção da sua identidade pessoal, assente em valores de iniciativa, criatividade e responsabilidade (Projeto Fazer a Ponte)”.
Inserida no sistema público de educação e localizada no município de Santo Tirso (próximo à cidade do Porto), a Escola da Ponte não adota um modelo de séries ou ciclos. Lá, os estudantes de diferentes idades se organizam a partir de interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa. Os grupos se formam e se desfazem de acordo com os temas e a partir das relações afetivas que os estudantes estabelecem entre si.
Maria de Fátima Pacheco é do Porto, Portugal. Ele esteve na Escola da Ponte desde o seu início, está no Brasil há mais de dez anos e tem como foco principal de vida promover nas escolas que desejam trabalhar de forma diferenciada daquilo que é comum ao sistema educacional brasileiro, uma permanente roda de conversa em que são realizadas profundas reflexões para que sejam possíveis concretas mudanças.
Durante toda esta semana em que Fatinha Pacheco esteve em Viçosa, ela reuniu-se com o núcleo pedagógico da APOV, retomando a proposta pedagógica e os diversos dispositivos que propiciam a aprendizagem.
Houve também um encontro com diversos educadores da rede municipal de Viçosa, além de vários alunos das licenciaturas e demais cursos da Universidade Federal de Viçosa – UFV, bem como alguns professores de vários cursos da UFV. Este momento se deu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Pró-reitoria de ensino da UFV. Aconteceu também um encontro de oito horas com todos os educadores da APOV.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883