Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Casos prováveis de dengue e chikungunya aumentam

A região de Viçosa registrou de janeiro até a semana passada, 26 casos prováveis de dengue e outros três de chikungunya. Nenhum caso de zika foi notificado. Os dados são do mais recente Boletim Epidemiológico, divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais) no último dia 5. Em comparação com o mesmo período do ano passado, aumentaram as notificações de dengue e chikungunya.

DENGUE
Em todo o Estado, 25.559 casos prováveis de dengue foram comunicados, oito óbitos foram confirmados e outros onze em continuam em investigação. Na região, o município com o maior número de casos prováveis, que soma os confirmados e os suspeitos, é Viçosa, com 15. Em seguida aparece Porto Firme, com quatro, e com dois casos os municípios de Teixeiras, Ervália e Pedra do Anta. Veja na tabela à direita os detalhes da região.
No mesmo período de 2017, Viçosa havia computado seis casos e Teixeiras dois. Assim, neste ano, a região mais que quadruplicou os casos prováveis da doença.
A SES segue a metodologia do Ministério da Saúde, que são os casos prováveis, e, não informa no Boletim Epidemiológico os casos confirmados e descartados. A reportagem do Folha da Mata entrou em contato com a Prefeitura de Viçosa, por meio da assessoria de comunicação, para saber quantos dos 15 casos foram confirmados e descartados.

CHIKUNGUNYA

Minas Gerais registrou 11.785 casos prováveis da doença, concentrados na região do Vale do Aço. Um óbito foi confirmado no município de Coronel Fabriciano e outros dois estão em investigação.
Enquanto em 2017 nenhum caso provável de chikungunya havia sido notificado na região entre janeiro e o início de novembro, neste ano Viçosa teve dois casos prováveis, ambos em abril. São Miguel do Anta também teve um caso, em março.
A Prefeitura de Viçosa não respondeu aos questionamentos do Folha da Mata sobre os casos prováveis de chikungunya em abril. A reportagem tentou contato com a Secretaria de Saúde de São Miguel do Anta, mas o telefone disponível no site da Prefeitura encontrava-se ocupado durante as tentativas.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883