Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Bituca Universidade de Música Popular reabre inscrições

Fundada há 14 anos, e referência do ensino de Música Popular no Brasil, Bituca: Universidade de Música Popular, situada em Barbacena, na Zona da Mata, reabre suas atividades nestas quinta-feira (7), e terá como atração o novo show do cantor Lenine. A iniciativa é realizada pelo grupo Ponto de Partida e tem o patrocínio da Cemig, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A Bituca oferece cursos regulares de Guitarra e Violão, Baixo Elétrico e Acústico, Bateria, Piano e Teclado, Percussão, Canto, Engenharia de Áudio e Produção Musical. Os alunos podem fazer as inscrições para o processo seletivo 2018-2019 do dia 7 de junho a 9 de julho, pelo site da Bituca ou na própria escola e são inteiramente gratuitas. Não é exigido nenhum grau de escolaridade ou faixa etária específica. A seleção é feita pelos mestres, através de audições individuais. Para possibilitar o acesso de alunos de todo o Brasil, as aulas são semanais.

A escola só aceita iniciantes para os cursos de baixo, percussão, piano e teclado. Todos os aprendizes precisam frequentar a formação complementar que compreende: Musicalização pelo método Kodaly e Harmonia, Percepção Musical, Prática de Conjunto, Preparação para o Palco, Produção e Ética e Improvisação e Criação, ministrado com todos os mestres.

Para o novo ciclo, que terá duração de um ano, a Bituca apresenta como novidade o curso Palavra Poética, com foco no estudo e composição de letras, que terá os mestres Eucanaã Ferraz, Noemi Jaffe e João Bandeira. Também terá os encontros de Música Avançada com o violonista Marco Pereira, o pianista Nelson Ayres e o baterista Ricardo Mosca, além de um workshop de Produção e Gestão de Carreira, com Marcos Portinari, sócio e empresário do bandolinista Hamilton de Holanda.

Referência no ensino de música popular no Brasil, a Bituca foi criada em 2004 pelo

Ponto de Partida, grupo de teatro fundado em Barbacena. A escola de música profissionalizante está instalada em um complexo arquitetônico do século passado, cercada por Mata Atlântica preservada e paisagismo feito pelo Inhotim. Atualmente, cerca de 80% de seus ex-alunos estão inseridos no mercado de trabalho. Mestres renomados como Dori Caymmi, Wagner Tiso e Hamilton de Holanda já passaram pela escola. No último processo seletivo a Bituca recebeu inscrições de 146 cidades, 10 estados e 4 países.

SERVIÇO

Bituca: Universidade de Música Popular

Show Lenine – Em Trânsito

Dia 7 de junho, quinta-feira, às 20h, na Bituca

Rua Luiz Delbém s/n - Colônia Rodrigo Silva

Barbacena – MG

Informações (32) 3331-0348

Inscrições para o processo seletivo

De 7 de junho a 9 de julho pelo site bituca.org.br ou na própria escola

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883