Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Aumentam os casos de conjuntivite em Viçosa

O Setor de Vigilância Epidemiológica Secretaria de Saúde de Viçosa informou que já chega a 161 o número de casos de conjuntivite registrados em Viçosa. O primeiro caso foi confirmado em 12 de fevereiro.

Os principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos e lacrimejantes; inchaço nas pálpebras; intolerância à luz; visão embaçada; e visão borrada.

Embora não exista tratamento específico para diminuir os sintomas e o desconforto causado pela conjuntivite, eles podem ser aliviados utilizando-se soro fisiológico gelado em compressas sobre as pálpebras, sendo recomendado também limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes (lágrimas artificiais). Além dessas precauções, é importante que haja o acompanhamento do oftalmologista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Algumas medidas que auxiliam na diminuição do contato com a doença são: lavar as mãos com frequência usando de preferência sabão neutro e higienizá-las com álcool em gel; não colocar as mãos nos olhos para evitar a recontaminação; evitar coçar os olhos para diminuir a irritação da área; lavar as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas; ao colocar colírio ou pomadas nos olhos, não encostar o frasco do colírio ou da pomada no olho; evitar a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjuntivite; não usar lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite; não usar lentes de contato se estiver usando colírios ou pomadas; não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite; evitar piscinas.

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883