Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Alunos da Apae têm o esporte como veículo de inclusão

A Prefeitura de Viçosa, através do Departamento de Esportes, desenvolve há quatro anos na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) o Projeto Vencer, oferecendo atividades extras para o estímulo do desenvolvimento com qualidade de vida das crianças.
O projeto atende cerca de 30 alunos assistidos pela Apae e, de acordo com a coordenadora Pedagógica Maria da Conceição Soares, para as crianças que sofrem com paralisia cerebral ou que tenham outros comprometimentos, com idade entre 9 a 10 anos, são oferecidas atividades recreativas. Já às crianças com idade entre 11 e 13 anos, com paralisia cerebral e autismo, são oferecidas aulas de basquete, além de brincadeiras e atividades sonoras.
Segundo a estagiária Débora Germano, há um ano no projeto, progressos na vida das crianças atendidas já podem ser percebidos. "Quando comecei, percebia a dificuldade delas em se movimentarem, mas gradualmente, por meio do esporte, já se percebe avanços como, por exemplo, estímulo de movimento. Antes elas sentiam muitas dificuldades, e agora já conseguem movimentar a bola", afirmou a estagiária.
Thiago Aparecido Bernadete, de apenas 13 anos, é o principal exemplo de bons resultados de avanço no desenvolvimento. Sua avó Maria conta que observa muitas melhorias no neto desde que começou a participar do Projeto Vencer. “Para mim é uma grande satisfação ver o Thiago superar obstáculos, antigamente ele se arrastava pelo chão e atualmente ele anda, sobe escadas, movimenta bastante, graças ao Projeto Vencer. Sei que ele vai melhorar cada dia mais com as atividades oferecidas aqui, o que é muito importante para as famílias”, opinou Dona Maria.
As crianças atendidas pela Apae interessadas em participar do projeto podem se inscrever na própria escola.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883