Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Acervo sobre a história da UFV e de Viçosa encontrado nos EUA corre risco

Foi depois da publicação de um artigo em um jornal de importante circulação em Gainesville, nos Estados Unidos, que parte da história de Viçosa e da atual UFV (Universidade Federal de Viçosa) foi redescoberta. Imagens, documentos, ofícios, cartas, recortes de jornais – inclusive de Viçosa – e livros de Peter Henry Rolfs foram achados por um professor da instituição. Parte do acervo já foi perdida e outra corre sérios riscos, segundo o docente.
O achado foi de certa forma inesperado, uma vez que o jornalista e professor do curso de Comunicação Social da UFV, Ernane Rabelo, estava nos Estados Unidos pesquisando o papel dos jornais para a integração dos migrantes brasileiros nos EUA. Ao chegar nos EUA, o professor surpreendeu-se ao perceber que o nome “Peter Rolfs” é absolutamente desconhecido tanto na Universidade da Flórida quanto na região.
Em abril deste ano Rabelo publicou o artigo “O Brasil deve gratidão ao cientista da Universidade da Flórida” no jornal Gainesville Sun. O texto fez um histórico da contribuição de Peter Henry Rolfs para a instalação da hoje conhecida e renomada UFV, criada em 1922 e inaugurada em 1926.
O encontro dos objetos se deu por um detalhe divulgado junto ao artigo publicado no periódico: o professor disponibilizou um e-mail de contato para quem tivesse informações sobre o agrônomo. “Recebi vários e-mails nos dias seguintes, inclusive de duas bisnetas dele”, conta Ernane, que logo se encontrou com as descendentes de Rolfs.
Uma das bisnetas levou o professor da UFV até uma fazenda onde dois paióis abrigavam diversos objetos de Peter Rolfs e de uma de suas duas filhas, Clarissa Rolfs, sua secretária durante o tempo em que trabalhou no Brasil. “Era muita tralha, caixas, papéis, objetos... Fizemos uma triagem do material, porque muita coisa já havia sido destruída pelo tempo, por roedores e traças. A bisneta dona da casa onde está o depósito estava querendo limpar o pequeno galpão, talvez já não tenhamos mais aquele material”.
“O transporte de documentos históricos demanda uma empresa especializada na área e, em se configurando o interesse institucional, a UFV providenciará a contratação de uma empresa que possa realizar o transporte”, explicou o chefe.
Se os documentos forem trazidos para a UFV, poderão compor o catálogo de arquivos e museus, além de serem, se for o caso, expostos para a visitação pública e consulta de pesquisadores, segundo José Rogério.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883