MINAS GERAIS

Zé do Pedal é eleito governador do Lions com 98% dos votos

Zé do Pedal não recebeu nenhum voto contra


Publicado em: 26/04/2024 às 10:51hs

Zé do Pedal é eleito governador do Lions com 98% dos votos

O ativista social e membro do Lions Clube de Viçosa, José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal), foi eleito governador do Distrito LC-12 de Lions Clube Internacional - que abrange a parcela sul e leste do estado de Minas Gerais, com exceção de algumas cidades próximas à divisa do estado e congrega 58 clubes em 44 cidades -  para o ano Leonístico 2024/2025. No pleito, num total de 48 votantes, José teve 47 votos favoráveis (além de um voto em branco), o que se configura em uma votação histórica, por ser a primeira vez na história do Distrito que um Governador é eleito com 98% dos votos e sem nenhum voto contra.

A eleição aconteceu no sábado (20), durante a XX Convenção Distrital do Distrito LC12, realizada no Hotel Glória, em Caxambu/MG. Na oportunidade, também foram eleitos o vice-governador, Clever Machado (Lions Clube João Monlevade), o segundo vice-governador, Chris Rander (Lions Clube de Varginha) e o vice-presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC – Luiz Antônio Avelar (Lions Clube Juiz de Fora). Confirmada a votação, o governador eleito recebeu o Sino e o Martelo, símbolo máximo do dirigente leonístico. 

A posse do novo governador será no dia 21 de junho, durante a 106ª Convenção Internacional do Lions Clube, na Cidade de Melbourne, Austrália. Já a instalação do Gabinete será em Viçosa, no dia 12 de julho.

Após a eleição, Zé do Pedal agradeceu a importante participação dos membros da delegação do Lions Clube de Viçosa, Israel Rosa da Silva (presidente do clube e que esteve acompanhado da esposa Barbara e a filha Lara), Vera Sônia Saraiva, Roseli Rodrigues Ramos, Luiz José de Arruda Alves (Tilu), Eônio Paulo Pinto, Daniel Lopes e sua esposa Narcisa, além do maratonista equatoriano, Juan Pilataxi, que acompanhou a delegação viçosense.

O governador

José ingressou no Lions Clube de Viçosa em fevereiro de 2003, convidado por Daniel Lopes. Durante todos esses anos serviu em diversas campanhas humanitárias do Clube, sendo homenageado pelo presidente Internacional, Sid Scrugs, e por diversos governadores distritais e de distrito múltiplo pelo trabalho humanitário. Foi o primeiro membro do Distrito LC12 a cumprir um mandato internacional no Lions Clube como membro do Painel Consultivo do Programa de Leo Clube para a Área Jurisdicional 3 (América do Sul, América Central, Caribe e México), bem como o primeiro brasileiro a ocupar a cadeira no Painel Consultivo.

Nesses 21 anos de Lions visitou Clubes (e participou de campanhas) em 40 países em três continentes, participou de convenções internacionais e de distritos múltiplos no Brasil, América Latina, Europa e África. No Lions local, foi duas vezes presidente, coordenador da Fundação Lions Clube Internacional de Clube, assessor de Serviços do Clube, presidente da Comissão de Sócios, diretor e assessor de Comunicações de Marketing.

Em Viçosa recebeu o Título de Cidadão Honorário, Título de Reconhecimento pela União de Bairros, três vezes homenageado com o Troféu Expressão Viçosa, além de várias Moções de Congratulações da Câmara Municipal. Também recebeu uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Betim.