MEIO AMBIENTE

Viçosa terá 1° Seminário para formar Fórum Regional de Mudanças Climáticas

O município e a região tem histórico de períodos críticos de escassez de água e também de alagamentos e deslizamentos de encostas


Publicado em: 11/10/2023 às 15:14hs

Viçosa terá 1° Seminário para formar Fórum Regional de Mudanças Climáticas
Fortes chuvas causaram alagamentos por toda a cidade e destruiu pontes, como a de Silvestre, que foi recentemente reconstruída

O município de Viçosa realizará na próxima segunda-feira (16), a partir das 9h, no salão nobre da Prefeitura de Viçosa, o 1º Seminário para formação de um Fórum Regional de Mudanças Climáticas e Gestão de Eventos Extremos. O evento é aberto a todos, gratuito e objetiva construir estratégias em um plano municipal para prevenção e manejo de eventos climáticos extremos na cidade. A ação foi fruto de articulação entre o vereador Robson Souza (Cidadania), o engenheiro agrônomo Walter Batista Junior e o professor de Geografia da UFV, Edson Soares Fialho.

Segundo Walter, também doutor em meteorologia agrícola, o mundo passa por mudanças climáticas muito perceptíveis, inclusive no Brasil, como no sul do país, com enchentes devastadoras, e também no norte, com a seca extrema que castiga a Amazônia. “As mudanças climáticas também atravessam Viçosa. Estamos passando por um período de estiagem, que inclusive já era para ser de chuva. E esse cenário nos faz questionar como podemos trabalhar essas questões aqui na região”, destaca. O engenheiro agrônomo também explica que não é de hoje que o município enfrenta eventos extremos. Em 2020, o município teve alagamentos que causaram danos e destruíram pontes por todo o município. “Viçosa possui períodos drásticos de enchentes e que poderiam ser minimizados, aliás, por estruturas que infiltrem a água no solo, ajudando nos períodos de seca”, opina Walter.

O Seminário contará com a presença do Antônio Celso de Oliveira Goulart, professor e coordenador do Laboratório de Gestão de Redução de Risco de Desastres (LabGR2D) e do Núcleo de Extensão e Pesquisas sobre Desastres da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo); Edson Soares Fialho, professor do Departamento de Geografia da UFV e também coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia; Fábio Ahnert, engenheiro mecânico pela UFES e atualmente Diretor Presidente na Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AGERH/ES); André Luiz Lopes de Faria, professor de Geografia também da UFV, pós-doutorado em Oceanografia Ambiental pela UFES e coordenador do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário; e o engenheiro agrícola Antônio Gonçalves do Amaral, que foi gerente de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Ubá.

A realização deste evento tem parceria entre a Universidade Federal de Viçosa , por meio do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (Bioclima) do Departamento de Geografia, Prefeitura de Viçosa, Câmara de Viçosa, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e municípios da microbacia de Viçosa, como Paula Cândido, Cajuri e Coimbra.

seminario-mudn-clim