MEIO AMBIENTE

Parque do Cristo comemora 22 anos de criação

Parque foi criado em 2001, um ano depois da inauguração da estátua do Cristo Redentor


Publicado em: 09/10/2023 às 16:20hs

Parque do Cristo comemora 22 anos de criação

Hoje, 9 de outubro, é aniversário de 22 anos de criação do Parque do Cristo. Iniciando as comemorações desse dia especial, a equipe de educação ambiental do Parque recebeu 20 crianças que participam dos projetos da ONG Móbile. A iniciativa de organização dessa atividade foi da equipe de Atenção Primária da Prefeitura de Viçosa, já como desdobramento das conversas realizadas entre a equipe de uso público do Parque e as secretarias municipais, visando promover atividades regulares no Parque. 

As crianças fizeram uma trilha guiada e depois cantaram parabéns para o Parque, junto com os funcionários e equipes de trabalho presentes.

Resgatando um pouco da história, o Parque do Cristo foi criado em 2001, um ano depois da inauguração da estátua do Cristo Redentor. Apesar de algumas tentativas de implantação, somente a partir de 2021, quando o ISAVIÇOSA assinou um acordo de cooperação com a Prefeitura, é que o Parque começou a ser efetivamente implantado. 

De lá para cá, segundo o ISAVIÇOSA, quase 3 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica já foram plantadas e diferentes técnicas de conservação do solo e da água vêm sendo implementadas, num intenso trabalho de restauração ecológica. 

Este trabalho também envolve a educação ambiental e a mobilização e sensibilização da população de Viçosa. A participação social no processo de implantação do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor é uma das premissas da condução do trabalho do ISAVIÇOSA.

Para Carolina Capanema, coordenadora da equipe de Educação e Interpretação Ambiental do Parque do Cristo, é a participação que dá sentido a todo o trabalho desenvolvido. “Comemorar hoje o aniversário com a presença das crianças é uma alegria! Viva o Parque do Cristo! Viva todos que abraçam essa causa conosco! Seguimos juntos pelo Parque do Cristo e por Viçosa!”, diz.