CULTURA

Projeto Voar e “Os Atuais” preparam espetáculo de dança

Espetáculo “Não sou o que você vê” faz parte das ações do Instituto Asas


Publicado em: 30/10/2020 às 11:35hs

Projeto Voar e “Os Atuais” preparam espetáculo de dança

O Projeto Voar, que completa 10 anos de atividade em 2020, se uniu ao grupo “Os Atuais” para preparar o espetáculo “Não sou o que você vê”, com estreia prevista para o mês de dezembro, por meio de uma Live (transmissão online). As aulas e ensaios já estão sendo realizados e fazem parte do Prêmio Funarte Descentrarte, com o qual o Instituto Asas, responsável pelo projeto, foi contemplado em 2019. A premiação é realizada pela Funarte (Fundação Nacional de Artes), Ministério do Turismo e Governo Federal. 

De acordo com a organização, o espetáculo irá reunir as três modalidades trabalhadas na formação dos alunos do Projeto Voar: Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Danças Urbanas, além disso, haverá a modalidade Passinho, desenvolvida pelo grupo “Os Atuais”.

A organização destaca ainda que a temática “Não sou o que você vê” aborda discussões sobre conceitos e pré-conceitos já estabelecidos através de estereótipos, desconsiderando a complexidade do ser e seu lugar na sociedade. Segundo eles, o espetáculo é um convite a olhar com olhos livres para os outros, a sociedade e para si mesmo. 

O espetáculo conta com a direção de Patrícia Lima e dos professores e coreógrafos Lidiane Jacinto, Cleison Lana, Yan Castro e Igor Xisto. A produção acontece de forma coletiva e a apresentação conta ainda com a participação de 16 jovens bailarinos.

No mês de novembro, será oferecido um workshop virtual de danças urbanas e passinho, de forma gratuita. Já em dezembro, quando será realizado o espetáculo, haverá uma roda de conversa aberta, de forma remota, para debater a mensagem do espetáculo e a importância da dança na vida dos participantes do Projeto Voar e “Os Atuais”. A inscrição para o workshop será divulgada nas redes sociais do Projeto Voar e de “Os Atuais”, no Facebook e Instagram.