CULTURA

Claudio Cupertino vence prêmio Prize New York

O artista antense foi premiado pelo documentário “Energia Tempo Cupertino”, que conta sua história


Publicado em: 30/10/2020 às 11:37hs

Claudio Cupertino vence prêmio Prize New York

O documentário “Energia Tempo Cupertino”, que conta a história do artista plástico Claudio Cupertino, natural de Pedra do Anta, foi o vencedor do Prêmio Internacional Prize New York, nos Estados Unidos. O resultado foi divulgado nesse domingo, 25, e o documentário será exibido no evento até sábado, 31.

Lançado no mês de julho, o documentário conta com cenas gravadas em Pedra do Anta, Porto Alegre e São Paulo. Além da premiação, instituída pelos curadores de arte italianos Salvatore e Francesco Saverio Russo, o documentário também fará parte do catálogo de arte “The Stars of Contemporary Art”.

Claudio Cupertino celebrou a premiação e lamentou o fato de não poder comparecer presencialmente ao evento, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Segundo ele, o documentário foi inscrito em diferentes festivais e mostras pelo mundo e só a indicação já era motivo de honra, porque poucos artistas conseguiram se destacar em 2020, proporcionando que sua arte fosse conhecida pelo mundo.

Os curadores de arte italianos Salvatore e Francesco Saverio Russo mantêm contato com Claudio desde 2018, quando o mineiro recebeu o prêmio biênio Leonardo da Vinci em Florença, Itália. Segundo eles, esta é “uma grande oportunidade de Claudio ser protagonista em uma das cidades mais importantes do mundo, Nova York, na exclusiva Space Gallery Chelsea”.

O diretor Matheus Ruas, responsável pela produção do documentário, destacou que a premiação é só o começo e todo o mérito é de Claudio. Segundo o diretor, que é documentarista do canal History Channel, o documentário é um retrato honesto do sucesso do antense.

Claudio Cupertino saiu de Pedra do Anta aos 18 anos e, atualmente, vive em São Paulo. Ele é formado em Artes Visuais pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS).

O documentário “Energia Tempo Cupertino” está disponível no Instagram do artista (@claudiocupertino).