CIDADE

Associação investe na inclusão de pessoas com deficiências

A APDV (Associação de Pessoas Deficientes de Viçosa) e a SSVP (Sociedade São Vicente de Paula) estão desenvolvendo um trabalho conjunto de capacitação para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física, visual ou auditiva. As ações estão sendo desenvolvidas na sede do conselho central da SSVP, que está sendo reformada para se tornar um núcleo de capacitação para atendimento aos portadores de necessidades especiais.


Publicado em: 27/11/2020 às 11:07hs

Associação investe na inclusão de pessoas com deficiências
Portadores de necessidades especiais participam de aulas de informática e de um curso de capacitação em eletrônica

As obras estão sendo feitas para melhorar a acessibilidade aos ambientes destinados a receber o público alvo que passará pelos trabalhos de reabilitação e capacitação específica. Uma das salas, que já está equipada com computadores para aulas de informática, foi adaptada com piso tátil e rampa de acesso e nela, também, de forma experimental, está sendo oferecido um curso de capacitação em eletrônica.

De acordo com o coordenador, Josemar da Silva Rodrigues (Marzinho), o programa foi batizado de “Projeto Passos” e tem como objetivo combater a exclusão e o isolamento social das pessoas, dando a elas a oportunidade de explorar seus potenciais produtivos. Segundo ele, a aplicação do projeto está restrita, por enquanto, à sede do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paula, que fica na rua dos Passos, centro, podendo, contudo, ser expandido para as demais unidades da SSVP, dependendo da demanda.

Com o intuito de ampliar suas atividades, a APDV está precisando de colaboradores e, para tanto, Marzinho conclama as instituições públicas e privadas a engajarem como parceiras a fim de que o público alvo de Viçosa, estimado em 12 mil pessoas, tenha a oportunidade de ser incluído na convivência social e comunitária.  

Marzinho ressalta o apoio imprescindível do Setor de Acessibilidade e Inclusão social da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem dado suporte para a execução e desenvolvimento dos trabalhos.

Quem quiser se inteirar mais sobre o projeto pode entrar em contato com o coordenador pelo telefone: (31) 9 9682.7844, falar com Marzinho.