CIDADE

Comandante da 4ª RPM fala sobre criminalidade em Viçosa

Coronel Marco Aurélio Zancanela esteve em Viçosa participando da cerimônia de troca de comando da 10ª Cia de Polícia Militar Independente.


Publicado em: 12/01/2024 às 16:49hs

...

Coronel Marco Aurélio Zancanela: Policial Militar
Por: Alice Ruschel

O comandante da 4ª Região de Polícia Militar com sede em Juiz de Fora, coronel Marco Aurélio Zancanela, participou nesta terça-feira, 9, da cerimônia de troca de comando da 10ª Cia de Polícia Militar Independente. Durante o evento, o coronel realizou a transmissão de comando do tenente-coronel Ricardo Schafer para o tenente-coronel Gláucio Damasceno Gomes Sigaud Caetano.

Após as formalidades do evento, o comandante Zancanela concedeu entrevista ao Folha da Mata e comentou sobre os altos índices de homicídios em Viçosa. Em 2023, mais de 50 homicídios consumados foram registrados em na região de Viçosa, área de responsabilidade da 10ª Cia PM Ind. Neste ano que mal começou, a cidade já registrou dois assassinatos. Na opinião do coronel, a maioria desses homicídios está associada ao tráfico de drogas, envolvendo confrontos entre quadrilhas rivais.

Segundo o coronel, o modus operandi do tráfico em Viçosa se baseia na utilização de menores para dificultar o trabalho da polícia. “Sabendo que a legislação é branda, eles colocam os menores para realizar o grosso, ou seja, a venda da droga, evitando maiores problemas para os fornecedores”.

Zancanela destacou a estratégia de combater essas atividades elevando o “custo do crime”. Para ele, em áreas onde o custo é alto e o benefício é baixo, as ações criminosas tendem a ser inibidas. “No entanto, no Brasil como um todo, o custo do crime compensa. O criminoso condenado a 10 anos não fica nem dois anos na cadeia, fora as saidinhas e os indultos”, destacou o comandante, que enfatizou a necessidade de maior integração dos órgãos de segurança pública e a Justiça, além da revisão na legislação, especialmente no que diz respeito aos menores envolvidos em atividades criminosas.

O comandante da 4ª Região da PM expressou sua preocupação com a cultura de idolatria aos criminosos e destacou que, apesar dos desafios, a Polícia Militar não desanima. Ele enfatizou que o tráfico de drogas é, na sua visão, o principal problema de segurança pública no país, resultando em homicídios, balas perdidas, roubos, furtos e crimes diversos.

Para enfrentar esse cenário, o coronel Zancanela ressaltou a criação, em Viçosa, de patrulhas de prevenção ao homicídio, responsáveis por identificar alvos, realizar operações e fornecer relatórios técnicos tanto para o Ministério Público quanto para a Polícia Civil. Além disso, enfatizou o sucesso da patrulha de prevenção à violência doméstica, que contribuiu para a redução dos índices de reincidência nesse tipo de crime. O aumento do efetivo do serviço de inteligência e a incorporação de tecnologias modernas estão entre as medidas a serem adotadas para melhorar a eficácia das operações policiais na região da 10ª Cia PM Ind.